Casa FERNANDO PESSOA

Partilhar

"A Casa Fernando Pessoa é um espaço aberto a todos quantos aí queiram visitar, ouvir, ler, criar e, mais que tudo, sentir."

É um espaço cultural inaugurado a 30 de Novembro de 1993, criado em homenagem ao poeta, e concebido como "casa de poesia". Situa-se em Campo de Ourique, no prédio em que Fernando Pessoa viveu, entre 1920 e 1935, sendo a sua última morada. O edifício, adquirido pela Câmara Municipal de Lisboa, foi totalmente remodelado para instalar a primeira "casa de poesia" em Portugal. A fachada original foi mantida, sendo o restante adaptando à nova funcionalidade. Designers portugueses foram convidados a criar o mobiliário da casa. O único espaço preservado na sua originalidade é o quarto que foi ocupado pelo poeta.

A Casa Fernando Pessoa é um espaço cultural polivalente, assumindo diversas vertentes tais como casa da poesia, biblioteca, espaço para exposições temporárias e para conferências, atividades culturais, sessões de leitura de poesia, encontros de poetas, conferências temáticas, workshops, exposições de artes plásticas, performance musicais, etc.



Há um tempo em que é preciso abandonar as roupas usadas ...
Que já têm a forma do nosso corpo ...
E esquecer os nossos caminhos que nos levam sempre aos
mesmos lugares ...

É o tempo da travessia ...
E se não ousarmos fazê-la ...
Teremos ficado ... para sempre ...
À margem de nós mesmos...

(Fernando Pessoa)

Você pode ter defeitos,
viver ansioso e ficar irritado algumas vezes,
mas não se esqueça de que sua vida é a maior empresa do mundo.
E você pode evitar que ela vá a falência.

(Fernando Pessoa)

Tudo quanto fazemos, na arte ou na vida, é a cópia imperfeita do que pensámos em fazer. Desdiz não só da perfeição externa, senão da perfeição interna; falha não só à regra do que deveria ser, senão à regra do que julgávamos que poderia ser. Somos ocos não só por dentro, senão também por fora, párias da antecipação e da promessa.

Nenhum comentário:

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...