Catedral de Bh projetada por Niemeyer

Partilhar

...será construída apenas com doações




Projetada por Oscar Niemeyer em 2005, a novacatedral de Belo Horizonte terá seu custo de obra inteiramente pago por doações de fiéis.

Estimada em até R$ 100 milhões, a construção terá, quando concluída, capacidade para 5 mil pessoas e, incluindo sua área externa, poderá receber até 20 mil pessoas durante missas campais.



Coroado por uma cúpula de 60 metros de diâmetro, o templo terá três pavimentos sustentados por duas hastes de 100 metros de altura cuja posição remete a duas mãos em posição de oração.



Chamada Catedral Cristo Rei, a igreja ocupará uma área de 22 mil metros quadrados à margem da Linha Verde, mesma avenida onde está aCidade Administrativa do Estado, também projetada por Niemeyer.

A igreja, porém, ficará ao lado da estação de metrô Venda Nova, a cinco quilômetros do complexo onde funciona a sede do governo mineiro.



A captação de recursos para a obra terá início dia 22 de agosto, quando o arcebispo metropolitano,d. Walmor Oliveira de Azevedo terá um encontro com empresários mineiros.

Segundo ele, Niemeyer não cobrou pelo projeto.



Sobre o fato de o arquiteto ser ateu, d. Walmor disse ao repórter José Maria Mayrink, do jornal O Estado de S. Paulo: "Niemeyer não tem uma trajetória de vida ligada à religião, mas tem a graça de comunicar, com seus traços, o que é Deus".

Nenhum comentário:

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...