SUSTENTABILIDADE x ACESSIBILIDADE

Partilhar

Nunca se foi tão abordada à idéia de sustentabilidade na Arquitetura, como nos últimos tempos.

Antigamente, quando a acessibilidade funcional e estética eram mais visadas e coerentes na elaboração de um projeto, não se dava tanta importância aos aspectos sustentáveis; seja no reaproveitamento de matéria ou em termos econômicos.

Porém, só hoje sentimos a real necessidade e importância do reaproveitamento para o próprio beneficio e principalmente, para a posteridade. Ratifico então, o quanto é benéfico e importante a sustentabilidade nos projetos arquitetônicos; mas ate onde é eficaz, necessário e acessível?

Se partirmos do principio de cada um fazer sua parte, o processo permanecerá lento. Pois infelizmente a realidade da população brasileira não tem a conscientização na idéia do investimento em longo prazo. Grande exemplo dessa questão são os painéis de energia solar. Mesmo sabendo da importância e beneficio, nem todos conseguem ter acesso para tal investimento.

Ou seja: até que ponto a idéia de sustentabilidade é acessível nos projetos arquitetônicos do cidadão brasileiro, do ponto de vista econômico financeiro?

luiZHENrique Dias

(Texto para aula de Metodologia Científica)

Nenhum comentário:

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...