JONH WILLIAM WATERHOUSE

Partilhar

John William Waterhouse foi um pintor neo-clássico e Pré-rafaelita do Reino Unido, famoso por seus quadros representando personagens femininas da mitologia e da literatura.

Filho de artistas, as suas primeiras incursões na pintura foram influenciadas pelo neoclassicismo vitoriano, pelo pré-rafaelismo e mais tarde sentiu-se atraído pelos impressionistas franceses. Se no princípio da carreira se dedicou a temas da Antiguidade Clássica, mas tarde debruçou-se por temas literários, sempre com um estilo suave e misterioso, repleto de romancismo, que o permitem enquadrar no simbolismo.




Pintor de temas clássicos, históricos e literários. John William Waterhouse nasceu em 1849 em Roma, onde seu pai trabalhava como pintor.

Em 1850 a família retornou para a Inglaterra. Antes de entrar para a escola Royal Academy em 1870, Waterhouse ajudou seu pai em seu estúdio. Seus primeiros trabalhos foram de temas clássicos, no espírito de Sir Lawrence Alma-Tadema e Frederic Leighton, e foram exibidas na Royal Academy, a Sociedade de Artistas Britânicos ea Galeria Dudley. No final dos anos 1870 e 1880, Waterhouse fez várias viagens à Itália, onde pintou cenas de gênero.

Após seu casamento em 1883 com Esther Kenworthy, Waterhouse passou a residir no Primrose Hill Studios.



Waterhouse pintou principalmente em óleos, mas ele foi eleito para o Instituto Real de Pintores em Aquarela, em 1883, renunciando em 1889. Em 1884, a sua apresentação Royal Academy de Consultoria da Oracle trouxe críticas favoráveis, mas foi comprado por Sir Henry Tate, que também adquiriu a senhora de Shalott da exposição Academy 1888. A pintura esta revela um interesse crescente de Waterhouse em temas relacionados com os pré-rafaelitas, particularmente trágico ou femmes fatales poderosos, bem como pintura de plein ar. Outros exemplos de pinturas retratando uma femme fatale são Circe Invidiosa, Cleópatra, La Belle Dame Sans Merci e várias versões de Lamia. Em 1885, Waterhouse foi eleito um associado da Royal Academy e um membro de pleno direito em 1895. Sua obra diploma AR foi uma sereia. No entanto, como esta pintura não foi concluída até 1900, Waterhouse ofereceu sua Ophelia de 1888 como sua submissão temporária (esta pintura foi "perdida" durante grande parte do século 20 - está agora na coleção de Lord Lloyd Webber).



Em meados da década de 1880 Waterhouse começou a exibir com a Galeria de Grosvenor e sua sucessora, a nova galeria, bem como em exposições provinciais, em Birmingham, Liverpool e Manchester. As pinturas deste período, como Mariana, foram expostas amplamente na Inglaterra e no exterior como parte do movimento simbolista internacional. Na década de 1890 Waterhouse começou a exibir retratos.Em 1900 ele foi o instigador principal dos Artistas 'Guerra do Fundo, a criação de Destiny, e contribuindo para uma performance teatral.As imagens oferecidas ao Fundo de Guerra foram leiloadas na Christie's. Em 1901 mudou-se para St John's Wood e se juntou a St John Wood, o Arts Club, uma organização social, que incluiu Alma-Tadema e George Clausen. Ele também atuou no conselho consultivo da St. John Wood, o Art School, onde jovens e futuros "neo pré-rafaelitas" artistas como Byam Shaw tinha entre os seus alunos.

Apesar de sofrer de aumentar a fragilidade durante a última década de sua vida, Waterhouse continuou pintando até sua morte de câncer em 1917. De 1908-1914, pintou uma série de pinturas baseada na lenda de Perséfone. Eles foram seguidos por imagens baseado na literatura e mitologia em 1916 (Miranda, Tristão e Isolda). Um dos seus últimos trabalhos foi O Jardim Encantado, deixada inacabada por sua armação em sua morte, e agora na coleção da Lady Lever Art Gallery, em Liverpool.

Muito pouco se sabe da vida privada de Waterhouse - apenas algumas letras têm sobrevivido e, assim, por muitos anos, a identidade de seus modelos tem sido um mistério. Uma carta que tem sobrevivido indica que Mary Lloyd, o modelo de Leighton obra Senhor Flaming June, posou para Waterhouse. O conhecido modelo masculino italiano, Angelo Colorossi, que posou para Leighton, Millais, Sargent, Watts, Burne-Jones e muitos outros artistas vitorianos, também posou para Waterhouse.

Waterhouse e sua esposa Esther não tem filhos. Esther Waterhouse sobreviveu o marido por 27 anos, vindo a falecer em 1944 em um lar de idosos. Hoje, ela está enterrada ao lado do marido em Kensal Green cemitério no norte de Londres. Waterhouse sobrinho-neto, o Dr. John Physick, levou a tocha Waterhouse para o século 21 e compartilhou apenas algumas de suas memórias de sua família no site.

Mais detalhes sobre a vida Waterhouse podem ser encontradas nas monografias de Anthony Hobson, Trippi Pedro, Noakes Aubrey e Robert Cardoso (pesquisa não publicada).

Nenhum comentário:

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...